Pão de liquidificador

É isso que estava faltando na minha vida… Cheirinho de pão caseiro pela casa. Manteiga derretendo num pãozinho macio, cheiroso e gostoso.

Teve uma época na minha vida, quando eu morada fora do Brasil, em que eu decidi quase não comprar mais pão em padaria. Acho que assar pão em casa meio que vicia, além disso é muito comum na Polônia entre as blogueiras de culinária, e aí eu me empolguei. Com essa minha “vibe”de padeira (sem máquina de fazer pão) eu peguei inúmeras receitas de pães e ia testando… me deliciando… as crianças amando… e aquele cheirinho de pão assado na hora e quentinho (na Polônia os pães da padaria, não saem várias vezes ao dia quentinho. É apenas pela manhã e depois só no outro dia) deixando a gente com aquela fome…Era uma época maravilhosa, ah se era!!

Eu sou fanática por pães. Mas não o francês, porque pra ele me alimentar tenho que comer uns 2 no mínimo. Gosto de pães diferentes. Aliás, tudo gosto “diferente”. Acho que o meu maior defeito na cozinha é não gostar de comer mesmices todos os dias. Tenho uma facilidade enorme de enjoar de comidas. E por falar em pão diferente, aqui perto de casa encontrei num supermercado, pão francês integral, que gente… A galera aqui em casa (e as formigas) amam!!!

Bom voltando… aí, desse meu momento padeira é que tenho essa receitinha de pão de liquidificador. Um pão fácil de fazer, delicioso e macio pra darmos aquela modificada no pão de cada dia. Só pra acrescentar,essa minha fase padeira, de só comer pão que asso, não demorou muito não, porque descobri lá perto de onde eu morava uma padaria que tinha diversos pães, de diversas cores e sabores, e é claro, não me contive. Fiz até amizade com a dona do estabelecimento. Quando eu não aparecia,porque eu estava tipo viajando, ela já sentia minha falta. Por isso, meu lado padeira saiu de algumas vezes na semana, para algumas (poucas) vezes no mês. 🙂 🙂

Agora dê uma olhada neles lá no fim do post!! Sentiu o cheirinho no ar?? Fotografei assim que saiu do forno. Pena que a câmera não registrou a fumacinha! 🙂

Com essa receita, eu fiz dois pães. Em um, eu salpiquei óregano e queijo ralado. Mas vale o que quiser, tipo gergelim, linhaça… ou até misturar na massa inteira, uma linguicinha picada, azeitonas, cebola ralada… E no outro joguei açúcar em cima, mas não ficou bonito, então besuntei bastante mel e ficou ótimo.

paoliqui6

Agora vem comigo para a receita!

  • 45 g de fermento biológico
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo (pus meia de óleo e meia de azeite)
  • 1 1/2 xícara de leite quente
  • Cerca de 600 -800 g de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • Óregano, gergelim ou queijo ralado para salpicar
  • 1 gema para pincelar (eu gosto de pincelar com leite, porque deixa a casca crocante)

Bata no liquidificador 1 xícara de farinha de trigo com o restante dos ingredientes. Despeje o líquido numa vasilha e vá acrescentando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Sove bem. Unte uma forma de pão (ou outra) com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a massa na forma e deixe descansar por 40 minutos. Logo leve ao forno pré-aquecido em 200°C até que doure.

Bom apetite!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s