Bolo “Junino”- O ERRO

Quem nunca??

Se prepara porque o post de hoje é longo.

Um bolo que deveria estar impecável e lindo, apareceu com uma “calda louca”escorrendo abaixo do bolo superior. Detalhe!! Visto apenas após festa e por fotos.

Pela primeira vez em 7 anos fazendo bolos, ganhei esse presente no meu niver. Já nem gosto de fazer bolo para minha própria festa, mas como eu queria algo no clima e também não me imagino uma boleira encomendando bolo, pus a mão na massa.

Me pergunto o que aconteceu. Onde errei?? Vamos as minhas suposições…

Sempre escutei falar sobre o fator úmidade em bolos coberto com pasta americana, mas nunca tinha vivenciado problemas como esse, afinal eu morava num país frio e seco de natureza. Lá, eu tinha problemas com a secura da pasta que rachava e não encontrava lá tão fácil, a glicerina.

Sempre estive curiosa pra saber como ficava, mas nunca desejei ter esse problema. Inclusive no penúltimo bolo que fiz, estava chovendo e tal, mas o bolo fiou muito bom, não tive problemas em preparar a pasta, cobrir o bolo e nem após. Sim! Eu faço a minha pasta americana. Como não senti nenhum problema, fiquei me achando “a tal”.

Porém dessa vez ao trabalhar  a massa  foi tranquilo, inclusive consegui cobrí-lo de primeira. Mas quando ele incorporou no bolo senti que tinha algo que não estava legal. Estranha, úmida… mal consegui passar o alisador nas laterias, sei lá, meio estranho… Começou de leve a frustração. Para o segundo bolo cobri ainda mais fácil, porém não consegui dar aquela alisada… e quando fui colocar o bolo pequeno em cima do maior, notei que estava suando, quase surtei, mas juro, eu não tinha como fazer outro pela hora que já era e entreguei pra Deus. Como soltou líquido só o bolo de cima e não o de baixo acho que foi a úmidade do bolo de baixo em contato com o bolo de cima que fez todo o trabalho sujo. E essa é minha primeira suspeita.

O recheio. Era de doce de leite e de beijinho. Só que eu adicionei o creme de leite depois de pronto, não levei ao fogo junto, porque quando esfriou, notei que o recheio de coco estava muito grosso. Segunda suspeita. Essa foi a primeira vez que pus o creme de leite sem ter ido ao fogo junto com o recheio.

Glacê para colar a pasta americana. Enquanto eu estava na Polônia fazia a cola com “argamassa” que se faz com a mistura de bolo + recheio + calda para aperfeiçoar o bolo e servir de cola. Mas também uso o doce de leite e sempre deu certo. Outra maneira é usar o glacê real. Nunca usei. E uso e acho o melhor de todos a ser usado, é a ganache. Como misturei no “doce de leite cola”creme de leite. Talvez a cola foi a vilã. Minha terceira e última suspeita.

Bom, quando parti o bolo não vi nada. Nas bases estava tudo favorável e tranquilo. Por isso acho que derreteu a cola do bolo com a pasta.

Eu nem sei dizer se foi melhor eu ter visto  isso antes da festa ou não. Se eu tivesse visto antes, eu ia ficar tão chateada que não iria curtir meu aniversário do jeito que curti. Talvez eu nem colocasse o bolo na mesa. Porém como eu não vi, sinto a maior vergonha de ter oferecido um bolo mesmo para os meus, soltando líquido.

Quem nunca fez um bolo que nao deu certo?? Esse bolo estava delicioso, maravilhoso. Eu adorei a decoração e esse efeito escrito nele e desenhado… Amei!!! E ai, eu crente que estava abafando e na hora de ver as fotos.. BUMMM!!!!

Bom, estou pesquisando o que exatamente aconteceu. Resumindo… eu acho que como a pasta americana estava suada devido a chuva, ela amoleceu a cola de doce de leite e a fez escorrer.

Dicas

Para a úmidade, nas peças deve-se acrescentar CMC.

Para o bolo, tem a dica do ventilador que dizem ser boa, porém não se deve deixar o vento bater no ventilador porque causa bolhas na pasta. Tem a dica do forno ligado o tempo todo em temperatura baixa e fechar porta e janelas. Para mim essa dica não funciona porque minha cozinha é aberta. E tem a dica de usar pó de merengue. Dizem que usando duas colheres de sopa em 800g de pasta americana funciona. Essa vou testar. Estou aguardando a chuva e se testar vou postar e quem sabe gravar um vídeo mostrando se funcionou ou nao.

E vocês ?? O que acham que aconteceu?? Me mande nos comentários.

Meu niver foi ótimo. Meus irmão juntamente com sobrinhas e cunhadas, vieram, cada família trouxe uma coisa… fiz umas comidinhas típicas… rolou jogos tipo, o rabo do burro, a dança do chapéu, derruba latas e corrida da colher… fiz até umas prendas. Também teve correio elegante… Quando nos juntamos é uma “dose de cavalo” de risos e divertimento. Amo minha família. E que venham ainda muitos anos de vida.

Beijos!! E olhem a tragédia  abaixo.

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. leni disse:

    Seu erro foi não ter me convidado !

    Curtir

    1. docesefofurices disse:

      Miga sua loca!!!! Foi armado por irmãos e sobrinhos!!!! Bjos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s