Biscoitinhos de natal

Oi pessoal!!

Por aqui está uma correria de natal, que vocês não tem noção. Adoro!!! Compra daqui, arruma dali… Adoro essa época, mesmo que, confesso que não estou com a animação de 100% como normalmente.

E se é Natal, aqui em casa não pode faltar os biscoitinhos de natal. Tradição aqui de casa, onde aproveitamos pra entrar no clima. Colocamos aquelas lindas músicas natalinas no fundo enquanto decoramos os biscoitos. Só eu e elas.:)

Eu tinha uma receita de biscoitos de gengibre em casa, desde as minhas primeiras experiências na cozinha. Rendia muito, mas os biscoitos ficavam muito duros, o que desanimava. Cheguei fazer essa receita na Polônia e com ela iniciei nossa tradição em casa de pendurar os biscoitos na árvore de natal, coisa que aqui no Rio não da pra fazer, porque há uma infinidade de soldadinhos-formiga esperando “o momento comida” dando mole em algum canto da casa. Porém cerca de 3 anos atrás  encontrei uma receita de umas colegas blogueiras polonesas de biscoitinhos de natal, que amei!!!  Daí pra cá, eu só faço essa receita. Essa receita rende menos biscoitinhos que a minha anterior, mas ele são macios e deliciosos. E para dar aquela encrementada, os decorei. Confesso que estou sem prática na decoração de biscoitos, pois não decorava biscoitinhos há exatamente um ano. Eles não ficaram ideais, mas estão fofos!!!! Foi só glacê real branco, porque minha filha mais velha está em crise alérgica ( ela é alérgica a corantes). E minha pequena, aproveitou uns minutos de ausência de minha parte e “meteu” confeitos neles, ha ha ha. Mas até que estão “bem simples”, em comparação hà um ano atràs que deixei elas decorarem, e colocaram uma mistura de glacê colorido, que ninguém conseguiu comer depois. Por isso tem que ficar de olho na menor, ela adora cor!!!!:)

Na receita original ele leva uma pacotinho de condimentos de natal que é vendido lá. Nele já vem cacau, canela, cravo entre outras coisas, mas aqui não temos, então eu usei só o cravo, noz-moscada e a canela. Mas sinceramente não interferiu muito não. O cheirinho e o sabor não deixaram a desejar em nada.


Bom, vamos à receita??

Biscoitinhos de natal

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1,5 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pacote de condimentos de natal – 20g (mistura de canela, cravo, acucar, nozmoscada, colendra, ervas e pimenta). Eu coloquei só canela em pó, cravo moído e noz-moscada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 ovo médio +1 gema para pincelar
  • cerca de 1/3 de xícara de leite morno

Modo de fazer

Aqueça o mel. Numa vasilha peneire a farinha e junte o mel bem quente e misture. Acrescente o açucar, o bicarbonato, os condimentos sempre peneirando. adicione a manteiga e um ovo. Amasse com as mãos. Adicione aos poucos o leite morno as colheradas até que a massa fique meio dura e grossa, parecida com massa de torta doce, e que sinta que da pra abrir com o rolo. Sove a masse por 10 minutos. Pré-aqueça o forno em 180 graus. Abra a massa em uma mesa levemente enfarinhada ou entre dois filmes plásticos. Corte com cortadores de biscoitos, mas não muito finos e coloque numa assadeira com papel manteiga. Pincele com a gema do ovo peneirada. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até que dourem.

Os biscoitos podem ser feitos de 1 a 4 semanas antes do natal se guardados em potes bem fechados. Quanto maior o pote, mais chance deles continuarem macios.

Decoração

  • misture glaçúcar com um pouco de leite até criar uma consistência para decorar. Pode colorir com corante alimentício e colocar confeitos
  • glacê real feito com 2 claras batidas em neve com 3 xícaras de açúcar e uma colher de chá de suco de limão, até adquirir ponto para confeitar (quando levantar a pá da batedeira o glacê não cai). Pode colorir e decorar com bico de confeiteiro.

Vamos ver as fotos?? Então vem comigo!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.